O que significa prova diabólica ?

0 2.484
Não deixe de avaliar
  • 5/5
  • 1 rating
1 ratingX
1 2 3 4 5
0% 0% 0% 0% 100%

Significado da expressão prova diabólica

Neste infográfico, abaixo postado, revelamos considerações acerca do significado da expressão “prova diabólica” ou “probatio diabolica”. No mesmo, ainda empregamos linhas, sucintas, atinentes à distribuição dinâmica do ônus da prova.

Em síntese apertada, há casos em que a produção de certas provas é impossível ou mesmo extremamente difícil de produzir no processo. É aí que entra a expressão “diabólica”, mostrando-se um tanto apegada à ideia do grau de complexidade.

O CPC atual reservou espaço na regra contida no art. 373, por seu § 1º, de sorte a melhor distribuir o ônus da prova. É dizer, embora a jurisprudência já caminhasse por esse pensar, fato é que o legislador não mais se apegou à distribuição legal (distribuição estática; ope legis) do ônus da prova, antes prevista no art. 333, incisos I e II, do CPC/1973.  Assim, adotou-se a teoria da distribuição “dinâmica” (flexível; ope judicis) do ônus da prova (CPC, art. 373, § 1º).

Por essa teoria, pode o juiz condutor da causa, em certas circunstâncias probatórias do processo, distribuir o ônus da prova à parte que tiver maiores condições de produzi-las.

<< Baixe este infográfico em alta resolução neste link >>

 

Sem comentários
  1. […] Não precisa qualquer esforço para se constatar o grau de complexidade na produção da prova. Assim, atribuir-se à Autora, isoladamente, consoante regra do art. 373, inc. I, do CPC, o ônus de provar a veracidade do fato, é deveras não harmônio entre as partes (distribuição estática do ônus da prova). […]

Deixe uma resposta