Embargos de declaração rejeitados o que fazer ?

Neste quiz jurídico, respondemos a frequente indagação de qual o recurso cabível contra decisão que rejeita os embargos de declaração.

0 93
Não deixe de avaliar
  • 5/5
  • 2 ratings
2 ratingsX
12345
0%0%0%0%100%

Embargos de Declaração Rejeitados, o que fazer ?

 

Muito frequente a indagação, mormente feita por leigos no direito, o que fazer quando os embargos de declaração são rejeitados.

 

Essa resposta vai depender da etapa processual em que os embargos de declaração foram rejeitados, como abaixo registro:

 

  • Quando da sentença — Cabe apelação, alegando-se, sobretudo, ausência de prestação jurisdicional;

 

  • Durante a instrução do processo — Se a decisão for agravável (rol previsto no art. 1015 do Código de Processo Civil), no juízo de primeiro grau, o recurso cabível é o de agravo de instrumento; caso não seja, a matéria, levantada nos embargos de declaração, será postergada para as razões de apelação ou nas contrarrazões;

 

  • Decisão de relator — Acaso os embargos declaratórios tenha sido opostos contra decisão de relator, cabível o recurso de agravo interno (novo código de processo civil, art. 1021);

 

  • Decisão colegiada — Conforme seja o caso, permite-se a interposição de recurso especial ou o extraordinário, ao STJ ou STF, respectivamente.

 

Portanto, essas são, via de regra, as hipóteses em que outros recursos, no direito processual civil, são cabíveis quando os embargos de declaração forem rejeitados.

 

Deixe uma resposta