Réplica Novo CPC Como fazer

Como fazer uma réplica no Novo CPC. Impugnação à contestação.
Não deixe de avaliar
  • 4.3/5
  • 16 ratings
16 ratingsX
1 2 3 4 5
12.5% 6.3% 0% 6.3% 75%

Nas demandas judiciais costumeiramente somos instados a manifestar-se acerca da defesa escrita (réplica à contestação). Como cediço, nas hipóteses do artigo 350 do CPC. É dizer, quando nosso adversário sustenta fato impeditivo, modificativo e extintivo, apresentar, querendo, réplica à contestação. Nesse aspecto, vamos aqui deixar algumas sugestões.

No âmago, não desejamos mostrar-lhes como elaborá-la. Afinal de contas, é uma peça sem muita complexidade. Ao invés disso, tão só compartilhar um método que adotamos. Ao longo dos anos tem sido bem eficaz.

É salutar que não no limitemos a apresentar linhas tanto sucintas, sem as ordenar, não raro repetindo o dito na petição inicial. Podemos deixá-la melhor, mais contundente.

Antes de tudo, quadra bem exibir todas assertivas dispostas na defesa. Obviamente, aquelas que procuram obstar o resultado da demanda. Mais, separando-as por tópicos, numerando-as.

Confira abaixo uma mostra disso.

Feito isso, dê rumo à segunda etapa: enfatizar e rebater cada ponto exibido.

Algo assim:

Ao atingir o último tópico, é o momento de sobrelevar o desfecho. É uma fase primordial, por isso deve ser bastante explorada. Mostre-se incisivo a cada item. Exiba-os aparentando inutilizar, um a um, os assuntos dispostos na defesa.

Com isso, perceba que o colega passa uma ideia que tudo foi rechaçado; aquela nada trouxe a obstar os pedidos formulados na exordial; despontando um arremate fulminante, como se outro caminho não restasse senão a procedência dos pleitos.

Confira-se uma ilustração disso:

Acreditem, melhorará sua observação do que foi abordado pela defesa, nada deixando de rebater; de mais a mais, o colega exortará as ideias melhor impressionando o julgador, minimizando as chances da defesa.

Por hoje, era isso. Ficamos por aqui. Até a próxima dica.

 

impugnação a contestaçãoPrática Jurídica Civilréplica à contestação
Comentários (7)
Adicionar comentário
  • Albertino

    Olá meu querido, Deus abençoe sua mente brilhante, aprendo muito com V. Exa. fica na paz.

  • Israela Hta

    Como faço uma réplica a respeito de um conserto de celular que o homem não quis dar a minha garantia sendo que no recebido tinha dizendo que eu tinha dois meses de garantia

  • Sabrina Amy Lee

    Como faço uma réplica de um caso com a Caern, que é uma empresa de água e esgotos do Rio Grande do Norte, coloquei a empresa na justiça pelo simples fato de que eles cortaram minha água eu estando com tudo pago. Por favor me ajude, preciso enviar amanhã. Sim, e eles não enviaram a contestação não.

  • Werley Granado

    Professor Alberto Bezerra, quando houver pluralidade de réus e, consequentemente, de contestações, devo elaborar apenas uma réplica para todas as contestações ou uma para cada?

    • Alberto Bezerra

      Se forem teses distintas, entre as demais contestações, penso seja melhor separá-las. É melhor, até mesmo, do juiz identificar em que local preciso fora alegada tal tese e, com isso, confrontar com a sua. Compreende ? Um abraço do colega.

  • Leonardo Costa

    Aqui tenho um local em que, quando nos falta inspiração para escrever, ela nos é trazida!!